+351 800 500 128 - Linha livre para os residentes de Portugal

Doação de óvulos na Ucrânia

 A Ucrânia é um dos poucos países do mundo onde a doação de óvulos é permitida. É por isso que mais e mais casais estrangeiros escolhem clínicas ucranianas para combater a infertilidade. Em nosso país, o uso de células das doadoras é permitido por lei na base comercial. A legislação é favorável para casais ucranianos e para famílias de outros países.

A doação de óvulos na Ucrânia é regulada pelos seguintes documentos:

Os aspectos legais são descritos nas Instruções sobre o procedimento de aplicação das técnicas de reprodução assistida, aprovado por ordem do Ministério da Saúde da Ucrânia No 771 de 23 de dezembro de 2008;

Artigo 48 dos Fundamentos da legislação da Ucrânia sobre a Saúde;

Artigo 123 do Código de Família da Ucrânia.

As fontes acima regulam os critérios de seleção das doadoras, bém como indicam os parâmetros e requisitos para a saúde de uma mulher.

Doação na Ucrânia é anônima. A destinatária não conhece os dados pessoais da doadora e não tem o direito de estabelecer sua identidade. A doadora, por sua vez, não deve procurar os pais da criança e não tem nenhum direito para isso. Mas também é possível que uma amiga ou parente do casal ofereça suas células.

Para muitos casais estrangeiros o nosso país foi a última esperança para criar uma família completa. Por isso, praticamente em cada clínica de reprodução humana existe o serviço de doação de oócitos.

Quais documentos precisam ser preparados antes da doação?

Antes de se tornar uma doadora, uma mulher deve assinar um contrato com a clínica, comprovando que as suas intenções de doar óvulos são voluntárias e ela está familiarizada com as características do programa. Além disso, precisa-se assinar o consentimento para todas as manipulações necessárias e fornecer a permissão do cônjuge, se uma candidata for em um casamento legal. Na lista de documentos necessários, há também um questionário e um cartão de médico de uma doadora. Uma mulher deve passar responsavelmente por todos os exames, e o processo em si só ocorre sob a supervisão de especialistas.

A agência VittoriaVita tem uma grande base de doadoras em que vocês podem estar confiantes. Todas as candidatas passam por um exame minucioso nas melhores clínicas médicas.